Houve um tempo em que todo e qualquer atendimento feito via chat online em um site ou redes sociais de uma empresa era exercido por atendentes humanos. E então surgiu o chatbot para vendas para dinamizar ainda mais essa área tão importante.
O chatbot é um dos melhores recursos que surgiram há pouco tempo para otimizar o atendimento online e melhorar sua relação com o seu cliente, além de melhorar a qualidade com relação à resolução de problemas.
Veja algumas dicas importantes na hora de utilizar o chatbot para vendas da sua empresa e quais as vantagens da utilização desse método de atendimento tão eficiente e moderno.
O que é Chatbot
O chatbot nada mais é do que um assistente virtual. Ou seja, um software programado com diretrizes para realizar o atendimento solicitado por um cliente, coletando dados e informações para fornecer uma resposta com base no que lhe foi apresentado.
Um bom exemplo de chatbots são os assistentes virtuais do Google e da Apple, que além de fornecer a informação pedida, ou executar uma determinada ação, possuem em sua programação elementos cômicos e lúdicos que tornam a experiência mais dinâmica e leve.
A utilização de um assistente virtual para vendas, além de otimizar o atendimento para a sua empresa, pode fornecer essa experiência leve e dinâmica para os seus clientes, convertendo muito mais vendas e/ou gerando mais leeds.
Como Usar o Chatbot Para Vendas
O chatbot não precisa ser somente um atendente que faz o atendimento mais básico possível, ele é repleto de funções que ajudam no acompanhamento de público comprador do seu negócio e na conversão das vendas.
Veja abaixo algumas dicas de como utilizar melhor o seu chatbot para vendas.
Ofereça um atendimento personalizado via chatbot
Evidentemente um chatbot jamais oferecerá um atendimento tão pessoal quanto um atendente humano, no entanto, é possível personalizar bastante o atendimento do chatbot programando diretrizes.
Você pode fazer o chatbot se dirigir a seu cliente através do seu nome, indicar produtos através do histórico de compras e até mesmo analisar seus gostos de consumo através de uma análise de redes sociais.
Gere relatórios
Além do atendimento, o chatbot é muito importante pelos seus registros. Você pode obter relatórios de feedback dos clientes em relação ao seu atendimento, produto ou serviço.
A análise desses relatórios irá orientar se os rumos que o seu negócio está tomando estão corretos ou se precisa corrigir uma coisa ou outra. Sempre gere relatórios com o seu chatbot.
Diminua o abandono de carrinhos
A média de abandono de carrinhos virtuais de compra no Brasil já foi de 80% há alguns anos atrás.
O chatbot pode enviar lembretes de abandono de carrinhos para o seu usuário, de modo a incentivar seu cliente a fechar a compra oferecendo descontos e vantagens caso o faça.
Solucione problemas mais simples sem a necessidade de um atendente
Uma das maiores vantagens da utilização de um chatbot é a possibilidade de resolver problemas simples sem a necessidade de um funcionário.
O chatbot pode identificar o problema do seu cliente através de algumas perguntas e sugerir soluções que muitas vezes podem funcionar, deixando seu atendente livre para resolver problemas mais complexos.
Chatbot para Vendas com a Sincronismo
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