Diferença entre Chatbot e Assistente Virtual. Já entrou em um site e uma janela apareceu oferecendo ajuda? Para oferecer o melhor atendimento aos seus clientes, nada se compara com uma conversa direta e simples, em que qualquer pessoa possa ter acesso a informações em qualquer horário do dia.
Porém é preciso estar atento a alguns detalhes, entre eles a diferença entre chatbot e assistente virtual. Pois cada um possui seus benefícios e características e é importante que você saiba o que cada um é, para aumentar a satisfação de seu cliente e melhorar a comunicação da sua empresa.
Confira a diferença entre chatbot e assistente virtual e saiba como oferecer o melhor serviço de comunicação para a sua empresa.
Qual a Diferença Entre Chatbot e Assistente Virtual?
A principal diferença entre o chatbot e assistente virtual é que a primeira opção se trata de uma comunicação mais direta, que direciona o cliente a uma resposta automática, enquanto a assistente virtual responde perguntas que abrem margem para maiores possibilidades.
Por exemplo, imagina que você quer comprar um produto, mas não sabe como funciona a forma de entrega em sua residência e prefere tirar as suas dúvidas. Ao consultar uma assistente virtual, você faz a pergunta relacionado a forma de entrega e ela dará a resposta.
Agora ao consultar o chatbot, você terá algumas opções para selecionar, geralmente como “digite 1 para saber sobre entrega em residências” e assim por diante.
Em ambos casos há um meio de comunicação presente, mas é importante você saber qual dos dois é o melhor para a sua empresa para entender melhor a diferença entre chatbot e assistente virtual. Confira mais detalhes abaixo.
O que é chatbot?
Os chatbots são robôs que respondem perguntas ou direcionam o visitante da página para algum lugar por meio de um link.
Essa opção é mais direta e melhor para você determinar uma tarefa específica, caso queira programar um chatbot para mostrar uma mensagem ao usuário logo ao entrar no site, essa opção é perfeita.
O que é assistente virtual?
Outra diferença entre chatbot e assistente virtual é que essa última opção abre uma margem maior de respostas a perguntas feitas por clientes. Então se o seu site precisa de um atendimento mais aberto com maior possibilidade de perguntas, então essa seria a opção ideal.
Por Que o Chatbot é a Melhor Opção Para a Sua Empresa?
Agora que você conhece a diferença entre os dois, é importante que avalie qual das duas opções são as melhores para a sua empresa.
Se você estiver começando um negócio agora ou possui uma pequena empresa, o chatbot é a opção ideal para você obter. Isso porque é mais prático e objetivo, e hoje cada vez mais as pessoas estão atrás de uma solução rápida e segura para os seus problemas.
Se você optasse pela assistente virtual, então teria que lidar com perguntas para todo o tipo de situação que seu cliente estivesse em dúvida e isso pode de início parecer muito complicado.
É importante que no começo você entenda as principais dúvidas de seus clientes para oferecer o melhor atendimento de forma rápida, e esse é um fator importante na diferença entre chatbot e assistente virtual. Entre os benefícios do chatbot, podemos citar também:
- Capacidade de obter mais informações sobre o cliente
- Disponibilidade de 24 horas de atendimento
- Melhores avaliações dos clientes sobre atendimento
- Redução de custos
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