Não são incomuns os casos, onde os gestores de uma determinada empresa afirmam que perderam alguns clientes por conta de um algum fator, principalmente, no que diz respeito a preços. No entanto, nem sempre essa é a verdade. Podem existir uma série de motivos que afastam o cliente da organização, mesmo sendo difícil para os colaboradores e para os próprios gestores admitirem a real razão.
Nesse artigo poderemos conhecer alguns detalhes a respeito de como recuperar clientes insatisfeitos no call center e, desse modo, a empresa poderá aumentar seus lucros ao fim do mês, ampliando seu número de clientes.
Como Recuperar os Clientes Insatisfeitos
• O primeiro passo para recuperar clientes insatisfeitos é saber o real motivo da insatisfação. É importante entender a raiz do problema. Em suma, é fundamental saber o motivo pelo qual o cliente não voltou a falar com o call center da empresa. Os motivos podem ser inúmeros. Podemos utilizar como exemplo o descaso dos atendentes, algum descumprimento de acordo, falha no serviço, entre outras coisas. Somente após descobrir a razão de o cliente ter abandonado a organização, será possível solucionar a pendência e trazê-lo de volta;
• Outro ponto importante é se colocar no lugar do cliente. Ter empatia pode mostrar para o cliente que a empresa está realmente a fim de solucionar seu problema tentando entender as reclamações do cliente. É de suma importância ser compreensivo e escutar com atenção o que o cliente tem a dizer. Essa é uma das principais dicas de como recuperar clientes insatisfeitos.
• Cada cliente é único. Por conta disso, é de suma importância que a abordagem para com ele seja única. Cada cliente possui uma necessidade e terá a solução para seus problemas de uma determinada forma. Em razão disso, é importante adaptar a abordagem, lidando com cada cliente de uma forma. Chamar o cliente pelo nome pode ser uma atitude insignificante, mas para o cliente pode fazer toda a diferença;
• Reconhecer os erros é outro fator passo de como recuperar clientes insatisfeitos. Em muitas vezes, mesmo quando o cliente está muito bravo com o atendente do call center, caso ele escute um sincero “desculpe-me, estou errado”, tudo pode mudar. A situação pode ficar a favor da empresa;
• Ser sincero é outro passo para converter um cliente supostamente perdido. Não tente enrolá-lo. Ele saberá quando está sendo passado para trás. Trabalhar com a verdade é sempre o melhor caminho.
Entre em contato com a Sincronismo para conhecer um pouco mais da empresa e das técnicas de recuperação de clientes insatisfeitos.