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Como Implementar uma Central de Telefonia IP

Como Implementar uma Central de Telefonia IP

Desde o seu surgimento, até sua viabilidade, a maioria das empresas já entenderam que a telefonia IP trás inúmeras vantagens em comparação da telefonia tradicional. A implementação de uma central de telefonia IP é capaz de promover uma grande economia para a sua empresa, além disso, oferece uma quantidade significativa de funções para otimizar os processos da operação através de relatórios gerados automaticamente que ajudam no planejamento para melhorias a curto, médio e longo prazo.

A tecnologia utilizada em uma central de telefonia IP surgiu em 1990, contudo, a limitação da velocidade da internet não viabilizou a adoção da tecnologia pelas empresas de telefonia, algo que aconteceu anos depois.

Com o aumento exponencial na taxa de transmissão dos dados via internet a tecnologia de telefonia IP foi adotada por diversas empresas que buscavam uma melhoria em seus processos. Em resumo, esta tecnologia funciona convertendo os dados analógicos (voz) em digitais e retransmitindo em voz novamente.

Por causa disso, uma empresa de Call Center, por exemplo, pode apenas contratar um plano de internet para estabelecer as ligações de sua companhia, conseguindo até 80% de economia na conta telefônica.

Aqui, explicamos quais são os maiores benefícios da telefonia IP, mas neste artigo iremos entender como implementar uma central de telefonia IP para alcançar resultados extraordinários com maior facilidade.

Analise a Rede LAN/WAN Antes de Implementar a Central de Telefonia IP

Como dissemos brevemente, a central de telefonia IP funciona graças à conversão de dados analógicos em digitais, para isto é necessário uma rede de internet estável e confiável para transmissão dos dados.

Por esse motivo, analisar a qualidade da rede LAN/WAN é fundamental para saber se a velocidade disponível de banda larga será capaz de disponibilizar a infraestrutura adequada para obter o desempenho desejável.

Verificar os equipamentos é crucial, se os roteadores, switchs e links de internet estiverem prejudicados, ou forem muito antigos, isso irá reverberar na qualidade das ligações e oscilações neste tipo de ligação pode prejudicar a qualidade das chamadas e por consequência causar grande desconforto para os clientes.

Mapa do Serviço de Rede

O passo seguinte antes da implementação da central de telefonia IP é a criação de um mapa de rede para definir os tipos de serviços que serão usados. O objetivo aqui é identificar com antecedência possíveis deficiências e falhas na rede que possam requisitar uma atualização ou ampliação com o intuito de suportar o aumento do tráfego.

Dispositivos Para Central de Telefonia IP

Após os diagnósticos iniciais da rede é hora de escolher qual o dispositivo mais adequado para realizar as ligações.

O primeiro tipo são os telefones que já possuem a tecnologia IP incorporada à sua construção, os Telefones IP, com este tipo de aparelho o processo de conversão de dados é realizado no próprio telefone, tornando o layout da sua empresa “clean” e funcional.

Outra opção são os softwares, como os Softphone que funcionam em computadores, tablets, smartphone, entre outros. Os softwares são responsáveis pela intermediação das chamadas via IP, sem a necessidade do uso de aparelhos auxiliares.

O ATA, é um adaptador telefônico analógico, com ele é possível que um telefone tradicional converta as chamadas analógicas em digitais, facilitando para aqueles que não querem alterar todo o equipamento para adotar a tecnologia.

Por fim, a central IPBX é semelhante a uma central PABX, porém com outras funções agregadas, como a segmentação de ramais, rejeição automática de chamadas, entre outros.

Operadora Voip

A escolha de uma operadora VoIP, Voice over Internet Protocol (voz sobre protocolo de internet) é a responsável por permitir a realização de ligações DDD/DDI por valores até 80% menores.

Obtendo uma central PABX IP é possível contratar mais de uma operadora VoIp e no momento de realizar uma ligação, optar pela empresa que pratica os melhores preços.t

Para garantir sempre o pleno funcionamento da central de telefonia IP é necessário fazer análises constantes do desempenho do sistema, pois uma infraestrutura em mau funcionamento resulta em ligações de má qualidade e clientes insatisfeitos.

Para que isto não ocorra contar com uma empresa que ofereça as melhores soluções em tecnologia é crucial. A Sincronismo é uma empresa que atua desde 2003 no mercado de telefonia e dispõem das melhores soluções para o seu negócio. Entre em contato conosco para obter maiores informações.

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