Encontre aqui, todas as informações de como abrir um pequeno Call Center e qual a sua importância para o sucesso das empresas.
Engana-se quem pensa que basta investir em estratégias de venda para garantir que o negócio será bem-sucedido. Na realidade, o processo de consolidação de uma empresa passa por algo fundamental, que vai muito além do investimento em vendas.
Estamos falando do cultivo de um bom relacionamento com clientes e possíveis clientes. São muitas as maneiras de investir nessa boa relação, sendo que o call center é a melhor e a mais interessante das operações.
Abrir um pequeno Call Center é uma excelente estratégia para a empresa que deseja melhorar a experiência do cliente. Afinal, essa estratégia permite oferecer um atendimento mais personalizado, sempre com foco na satisfação do seu público.
Como os clientes têm mais acesso às informações e existem várias formas de estabelecer contato, eles buscam um atendimento mais fluido, com pessoas reais e ágeis na resolução dos seus problemas.
O que é um Call Center?
O Call Center é uma central que possui diferentes tamanhos (pequena, média ou grande). Por meio dele, os profissionais esclarecem quaisquer dúvidas ou problemas dos clientes e pessoas interessadas no que a empresa oferece, por meio de ligação telefônica.
Além disso, podemos definir também como um lugar onde esses profissionais de atendimento ao público possuem os serviços de mailing (lista de clientes cadastrados com nome, telefone e outros meios de contato).
Dessa forma, eles fazem contato no dia a dia com os clientes que podem querer adquirir algum produto ou serviço.
Portanto, apesar de a tradução ser “Central de Chamadas”, é possível perceber que não é apenas um lugar onde se faz e recebe chamadas. Afinal, é também um ambiente de esclarecimento, vendas, ampliação de negócios e canais de escuta.
Mesmo com todas essas funcionalidades, a estrutura física de um call center é feita de maneira básica. Em geral, possui computadores com softwares específicos para o objetivo do call center.
E esses computadores ficam conectados a linhas telefônicas, microfones e baías onde esses funcionários ficarão sentados.
Quais os benefícios do Call Center?
Como estamos falando de uma central de chamadas para atender aos clientes da empresa, o principal benefício de montar um Call Center é o estreitamento dos laços entre cliente e empresa, além de uma melhoria no atendimento.
Portanto, a empresa que monta um Call Center desfruta de resultados como:
- Maior retenção de clientes
Esse é um canal de comunicação simples, direto e de fácil acesso. Por isso, o cliente pode e vai acabar se fidelizando à empresa pela facilidade no atendimento.
Além disso, estabelece vínculos de confiança com a empresa, que se mostra acessível e disponível para o atendimento, esclarecimento e resolução de eventuais problemas.
- Redução do CAC (Custo de Aquisição de Clientes)
Como o Call Center também funciona como estratégia para concluir vendas ou como um serviço de mailing marketing, a atração de clientes ocorre de forma totalmente orgânica, ou seja, a atração do cliente se dá por meio de apresentação do produto ou serviço.
Desse modo, não é necessário investir muito em anúncios patrocinados.
- Melhora reputação
Por ser um canal de contato direto com o atendente da empresa, o Call Center aumenta a confiança e a satisfação dos clientes. Assim, a empresa terá uma boa reputação, independentemente do seu porte.
Como funciona um Call Center?
Um Call Center é feito e gerenciado por softwares específicos que permitem o chamado sincronismo, conjunto de ações que possibilitam a distribuição de chamadas uniformes (iguais) ou automáticas.
Bem como a gravação de chamadas, o uso de um discador automático com consulta em banco de dados, além de outros serviços como reconhecimento de voz, sintetização de texto e criação de relatórios.
Além disso, é composto por profissionais que a empresa contrata conforme a demanda já existente e a partir das projeções de crescimento planejadas para o futuro da empresa.
Além disso, esses profissionais recebem treinamento técnico e também para estarem alinhados com a cultura da empresa.
Afinal, são eles os responsáveis pela boa ou má impressão que os clientes terão da empresa.
Portanto, o funcionamento de um Call Center pode ser um pouco mais complexo como imaginamos.
Por isso, existem empresas especializadas na instalação desses softwares e adaptação deles a cada tipo de negócio, como a Sincronismo, por exemplo, que tem a experiência necessária e pode ajudar a montar um Call Center para o seu negócio.
Como montar um Call Center?
O primeiro passo da montagem (criação) de qualquer negócio é o planejamento. Planejar é definir metas, avaliar as possibilidades (recursos pessoais, físicos, materiais e financeiros) e traçar um caminho para cada plano.
Ainda nessa etapa, é necessário estabelecer os serviços que a empresa usará no Call Center e as operações que serão necessárias dentro desses serviços.
Como estamos falando de chamadas telefônicas, significa que teremos em mãos números pessoais de telefone.
Com isso, a empresa deve estar segundo as legislações vigentes que tratam da privacidade de dados e da lei de acesso e tratamento de dados, para garantir um acesso seguro e legalizado aos seus clientes e colaboradores, promovendo maior credibilidade e confiança.
Como última etapa, estão as ações de investir em tecnologia, em treinamento da equipe de assistência e de atendimento, adquirir todos os canais de comunicação possíveis e o mais importante: contar com uma empresa que sabe o que faz, como a Sincronismo.
Quais os serviços prestados em um Call Center?
Ao montar um planejamento, é fundamental saber quais os serviços o seu Call Center pode e vai entregar. A seguir, listamos os serviços de um Call Center para você entender melhor:
SAC
Conhecido também como Serviço de Atendimento ao Consumidor ou Cliente, esse serviço é um canal essencial que funciona como uma ponte, conectando a empresa e o cliente.
É no SAC que o cliente tem suas dúvidas esclarecidas, faz reclamações, críticas e tenta resolver seus problemas com os produtos e serviços da empresa;
Ouvidoria
Diferente do SAC, que atua na comunicação direta entre cliente e empresa para resolver problemas e sanar suas dúvidas, a Ouvidoria é um canal de último caso.
Afinal, os clientes só devem acessar esse canal quando não conseguem resolver o seu problema no SAC ou pelos demais canais de atendimento da empresa.
Telemarketing
Pode também funcionar como um canal do setor de vendas, com o principal objetivo de alavancar as vendas.
Através deste canal do Call Center, os vendedores apresentam os seus produtos e/ou os serviços da empresa, além de oferecerem promoções e agendarem períodos de testes gratuitos dos serviços ou produtos pelos usuários.
Help Desk
Traduzindo “Bancada de Socorro”, esse canal literalmente serve para socorrer os clientes, ou seja, solucionar os problemas técnicos de produtos e/ou serviços adquiridos.
São os canais de suporte ou assistência técnica mais utilizados por companhias e profissionais de TI.
Cobrança
O canal mais hostilizado pelo cliente, o canal de cobrança entra em ação para resolver com o cliente, questões de inadimplência.
Bem como negociar condições e dívidas relacionadas a pagamentos, explicar informações de faturamento e dados de pagamento (cadastros e confirmações).
Agora que você já conhece um pouco dos serviços que fazem parte de um Call Center, que tal você seguir em frente e abrir o seu?
Como abrir um pequeno Call Center quando não há um local físico?
Por outro lado, há aqueles que enxergam nisso um negócio e abrem um pequeno call center para atender as demandas de sua própria empresa.
É perfeitamente possível investir na criação de um call center, ainda que pequeno, para ir atrás de clientes que precisem dessa estrutura, mas não tenham espaço ou expertise para criar em seus próprios negócios.
Nesse caso, é muito importante investir em divulgação da marca e networking (trabalho remoto, sem precisar do local físico), sempre buscando explicar o quão benéfico e prático seria para o empresário terceirizar essa tarefa.
Para aqueles que querem abrir um pequeno call center na Sincronismo, há duas maneiras de pensar no público alvo: segmentando a área que você sabe mais sobre e atender as empresas de mesmo nicho ou outras empresas dos mais variados tipos.
Em ambos os casos, a melhor maneira de ir atrás de clientes é procurando empresas de pequeno e médio porte na própria região onde será a instalação do Call Center.
Há sempre muito potencial de mercado nesses nichos, mas costumam ser pouco explorados. Afinal de contas, as grandes empresas de call center dão preferência em atrair clientes de grande porte.
Por que escolher a Sincronismo?
O processo de abertura de um pequeno Call Center na Sincronismo é feito de forma bastante simples. Afinal, somos uma empresa pioneira e referência em oferecer soluções em telefonia, ideal para quem deseja abrir um esse tipo de negócio.
Além da nossa experiência no mercado da comunicação há mais de 20 anos, investimos constantemente em inovação, tecnologia e capacitação técnica dos nossos funcionários.
Nossos atendentes são todos altamente treinados e especializados para atender aos clientes e estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana e em todos os meios e canais de comunicação para informar sobre nossos serviços e ajudar nossos clientes da melhor forma.
Portanto, venha conferir nossos benefícios. Entre em contato conosco da maneira que preferir, acesse nosso site ou nossas redes sociais e conheça nossos serviços. A Sincronismo trabalha para oferecer o melhor em comunicação para você!