Um software que conversa com uma pessoa de maneira tão natural quanto você é capaz de imaginar, atendendo suas necessidades de forma rápida e assertiva. Essa é uma das definições encontradas sobre o que é chatbot.
Há algumas décadas, a transformação digital tomou seu espaço em nossas vidas. Cada um sabe como depende do computador para trabalhar, do smartphone para se relacionar, dos aplicativos para resolver questões corriqueiras do dia a dia e da internet para tudo.
Os chatbots são “crias” dessa evolução digital, gerados pela necessidade de estreitar relacionamentos e permitir o estabelecimento de uma comunicação imediata, ao passo que também possibilitasse a redução de custos operacionais e a ampliação da capacidade de resposta de empresas e organizações a usuários.
E, se por um lado algumas pessoas enxergam o chatbot como um mecanismo que substitui os humanos, por outro, eles são vistos como um exemplo da vontade humana de se livrar da necessidade de realizar tarefas repetitivas e que demandam pouca criatividade.
O que é chatbot?
Um chatbot é um software capaz de manter uma conversa com um usuário humano em linguagem natural, por meio de aplicativos de mensagens, sites, e outras plataformas digitais. Eles são sistemas que usam uma interface conversacional para entregar um produto, serviço ou experiência.
Mas você também pode conhecê-los por outros nomes como: bots, aplicações conversacionais, business chat ou, no caso de chatbots construídos segundo a metodologia e padrão Take Blip, Contato Inteligente.
Atualmente, é possível criar chatbots integrados a plataformas como:
- WhatsApp;
- Facebook Messenger;
- Telegram;
- sites em geral;
- sistemas de call center;
- lojas virtuais etc.
O chatbot é a evolução de um sistema que responde a perguntas por meio do processamento de linguagem natural (NLP), além de utilizar a automação de conversas para manter um relacionamento com clientes e leads.
Os chatbots podem responder e interagir com usuários durante as 24 horas do dia nos 7 dias da semana. Eles não são limitados pelo tempo ou por um local físico. Isso torna sua implementação atraente para muitas empresas que podem não ter mão de obra ou recursos financeiros para manter os funcionários trabalhando o tempo todo.
Um chatbot não precisa ser construído com inteligência artificial. Ele pode funcionar de três maneiras distintas:
- Chatbot baseado em regras: só aceita as respostas pré-determinadas;
- Chatbot com NLP (Natural Language Processing): usa Inteligência Artificial para aprender com as respostas dos usuários;
- Chatbot híbrido: mistura de regras com NLP.
Vantagens do chatbot: porque inserir em sua estratégia?
O Gartner prevê que, até 2020, mais de 85% das interações com os clientes serão tratadas sem humanos. Isso mostra que tudo o que falamos até aqui sobre chatbot já é extremamente relevante para qualquer negócio.
No vídeo abaixo a empresa Take Blip apresenta como os chatbots já são relevantes nos negócios, principalmente no que tange a relação entre empresa e cliente. Antes de continuar a conhecer as vantagens do chatbot para empresas vale conferir essa análise global.
Vantagens do chatbot para os clientes
Um estudo recente mostra que 70% das pessoas preferem se relacionar por meio de mensagens de texto (SMS ou chatbots) do que por chamadas telefônicas. É provável que você faça parte desse grupo de pessoas, pelo menos quando o assunto é a interação com empresas.
Além de uma questão comportamental do mundo atual, é fato que a facilidade de obter respostas às suas demandas de maneira imediata e a qualquer momento, 24 horas por dia nos 7 da semana, também reforçam o time de vantagens que os clientes têm ao se relacionar com uma empresa que utiliza chatbots em suas ações de marketing, vendas e atendimento.