A utilização do telefone é, sem dúvida, uma das mais importantes ferramentas para o desenvolvimento e o crescimento de uma empresa. Isso porque, além de ser um instrumento eficiente de trabalho, é um dos meios de comunicação mais rápidos para a resolução de problemas.
O telefone também assume um papel importante quando falamos em vendas, sejam vendas diretas, corporativas ou consultivas e independente se serão voltadas para o público B2B ou B2C.
Nesses casos o Departamento Comercial, fica responsável por direcionar e organizar as melhores estratégias. Dessa forma, o telefone se torna um dos mais importantes aliados para garantir a qualidade dos serviços prestados.
Por esse motivo, aprender a utilizar diferentes tipos de sistemas de telefonia para promover, um produto ou serviço exige disciplina para resultados efetivos.
Mesmo diante de tantas possibilidades de comunicação decorrentes de novas tecnologias, o telefone ainda é um dos primeiros elos entre uma empresa e um cliente, principalmente quando falamos de vendas consultivas B2B.
Sendo assim, é importante estar ciente de que por meio desse contato será formada a primeira impressão do cliente em relação à empresa. Assim, uma telefonia de qualidade é essencial para encantar o cliente.
Abaixo separamos os pontos mais importantes da telefonia de qualidade para vendas consultivas B2B. Confira!
Prospecção de clientes
O andamento ideal nas vendas por telefone é aquele que privilegia a abordagem consultiva, desde o primeiro contato. Ou seja, demonstrar empatia e ouvir o cliente atentamente já no primeiro contato de prospecção.
Dessa forma, é natural que a proximidade com o cliente aumente conforme vai adentrando as etapas do funil e ganhando confiança. Após isso, ele irá perceber que o atendimento é diferenciado e não haverá motivos para recusar a compra.
Fortalecimento do relacionamento
Como citamos acima, a abordagem de venda consultiva para B2B realizada por telefone, tem como objetivo entender as dores e desejos dos clientes. Estabelecendo um elo de confiança entre as partes envolvidas.
Nesse tipo de abordagem a telefonia se torna uma ferramenta essencial para a concentração e o fortalecimento desse relacionamento, já que assim o cliente irá se sentir muito mais seguro e confiante para expressar o que busca.
Aumento da credibilidade
O atendimento telefônico é o cartão de visitas da empresa e a torna mais confiável. Isso porque, ao disponibilizar um número de telefone fixo, mostra ao cliente a seriedade que o negócio possui.
Além disso, o cliente se sente mais à vontade para negociações, pois sabe que terá alguém para solucionar suas dúvidas e sanar eventuais problemas. Esses pontos são primordiais para tornar a marca mais transparente, confiável e melhorar a credibilidade no mercado.
Agilidade e eficiência nas vendas
Os processos de venda B2B tendem a ser muito mais rápidos e eficientes quando realizados por telefone, isso acontece porque a telefonia continua sendo o meio de comunicação mais ágil, pois permite que o cliente se comunique com a empresa a qualquer momento, de qualquer lugar, para resolver as demandas necessárias, podendo sanar dúvidas e outros pontos antes de concluir a compra.
Além disso, a comunicação pelo telefone tende a ser mais próxima, deixando de lado aquele contato robótico que acontece por meio de e-mails ou aplicativos de mensagem.
Por isso, caprichar no atendimento telefônico é fundamental para fazer uma venda consultiva B2B com agilidade, confiança e um nível ótimo de satisfação.