Clique e saiba como funciona a integração de sistemas e quais são os principais tipos.
Trabalhar de forma conjunta é uma ótima maneira de organizar a equipe na empresa e garantir um bom atendimento ao cliente. Ao lidar com tecnologia, existem vários benefícios diferentes que podem melhorar o desempenho da equipe e a satisfação do cliente.
No call center, ter novas opções de tecnologia que ajudam no progresso e atendimento facilita a vida dos atendentes e dos clientes, com muita praticidade, velocidade e comunicação facilitada.
A integração de sistemas poderá trazer muitas dessas vantagens para a sua empresa. Separamos algumas das suas principais características, confira.
O Que é uma Integração de Sistemas?
A integração de sistemas tem como objetivo unir vários sistemas de software da empresa em diversos ramos, como a comunicação, ou questões de gestão e pagamento.
Basicamente funciona como uma tecnologia que possibilita que outro setor saiba que um pagamento foi realizado por exemplo, e tudo em uma única plataforma.
Uma das vantagens de ter a integração de sistemas na empresa é a facilidade de seu uso, já que é digital, proporcionando também maior praticidade, agilidade e melhora na comunicação entre setores e ao cliente.
Por isso, o principal benefício que você terá em sua empresa é no call center, já que os dados do cliente poderão ser vistos na tela do atendente após ele ter informado previamente na URA (Unidade de resposta audível).
Quais São os Tipos de Integração de Sistemas?
Existem 3 principais tipos de integração de sistemas, que são a integração banco a banco, via compartilhamento de dados eletrônicos e por meio de API.
Banco a banco
Esse tipo funciona como uma base de dados que armazena a mesma informação de diversos sistemas. Nele, um software de extração de dados é usado para fazer essa função.
API
Em inglês, (application programming interface), esse tipo de integração de sistemas é a mais moderna, pois um grupo de dados transitam de um sistema para o outro com velocidade rápida e em tempo real.
Funcionando como se fosse um tipo de ponte, a API também pode criptografar dados do cliente, o que é muito seguro e importante para evitar futuros problemas.
Compartilhamento de dados eletrônicos
Essa integração de sistemas também compartilha os dados de um sistema com outro, porém com mais complexidade. O compartilhamento de dados eletrônicos precisa de um programa que atue como tradutor universal. Ajuda também que todos os sistemas entendam as mensagens que são recebidas.
Benefícios do PABX IP Asterisk
Vale muito a pena uma empresa de call center investir na integração de sistemas, já que contará com tecnologia avançada e irá facilitar diversos processos dentro dos sistemas.
Com o PABX IP asterisk sua empresa terá a integração de CRM e ERP, fornecendo um sistema de telefonia completo que traz diversos benefícios, como:
- Correio de voz
- Gravação de chamada
- Captura de ligação
- Caller ID
Há muitas outras vantagens ao ter o PABX IP asterisk, que tem como um cenário possível a integração de sistemas.
Para obter todas as vantagens para a sua empresa de call center e ter uma integração de sistemas moderna, entre em contato conosco e garanta todos os benefícios do PABX IP Asterisk.