A telefonia na nuvem é uma das soluções que mais vem sendo utilizadas pelas empresas, independente do tipo de atendimento, seja para o público ou nas realizações de chamadas internas.
Esse tipo de comunicação traz inúmeros benefícios para os negócios e serve como forma de otimizar os processos da empresa. Porém, quando não é realizado de forma adequada existem fatores que podem afetar a qualidade das ligações.
Por este motivo, para que a telefonia em nuvem não se torne um problema para sua empresa, é fundamental e indispensável ter um sistema de comunicação de qualidade. Pois sem isso, não há eficiência no trabalho.
Se o provedor de internet é lento, se as ligações caem o tempo todo ou vão parar no ramal errado, os processos ficam travados. Por isso é fundamental entender como funciona essa tecnologia para evitar possíveis distorções na comunicação.
Nesse post vamos entender como funciona a telefonia nuvem e alguns fatores que podem afetar a qualidade de sua chamada. Confira!
Como funciona a telefonia em nuvem?
Os sistemas de telefonia convencional já são muito utilizados em empresas dos mais diversos ramos, isso não é nenhuma novidade. Essas centrais telefônicas tem como objetivo gerenciar ligações, distribuir chamadas e conectar os setores do negócio por meio de ramais.
Já a telefonia em nuvem é uma central telefônica que fica hospedada em servidores na internet. Ela segue a tendência de muitos outros sistemas de comunicação, que deixaram de ser analógicos e migraram para os meios digitais.
O sistema de telefonia em nuvem é muito semelhante à versão IP, no entanto ao invés de ficar hospedado em servidores da empresa e utilizar softwares instalados nos computadores, ele fica armazenado na nuvem e pode ser acessado pela internet, por meio de navegadores web.
Assim, possibilitando que a utilização aconteça por meio de qualquer aparelho e em qualquer lugar.
Fatores que podem afetar a chamada
O sistema de telefonia em nuvem pode ser muito prático, no entanto existem alguns fatores que podem influenciar na qualidade das chamadas. Separamos alguns pontos abaixo. Confira!
Qualidade da internet
O principal fator que pode afetar as ligações realizadas pela telefonia em nuvem, é a qualidade da internet e da banda larga. Isso porque, todo seu funcionamento depende de uma boa conexão.
Dessa forma, uma conexão de alta velocidade e com um padrão superior aos demais pacotes de provedores de internet, certamente fornecerá a melhor experiência na realização das chamadas.
Equipamentos
Os equipamentos utilizados também terão forte influência na qualidade das ligações. Roteadores ultrapassados, aparelhos que não são capazes de suportar o sistema de ligação em nuvem e dispositivos com baixa captação de sinal são alguns dos principais exemplos.
Por isso é essencial contar com equipamentos que atendam a demanda de ligações do seu negócio, caso contrário esses pontos podem ter um impacto significativo na qualidade das chamadas de voz.
Localização
Por fim, o local de onde são realizadas as ligações em nuvem também afetam a qualidade das chamadas. Seja o local do cliente ou do atendente que entrará em contato. Esse fator é determinante para o surgimento de ruídos e a perda de ligações.
Como podemos observar durante o conteúdo, a telefonia em nuvem é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente em ambientes corporativos. A principal desvantagem fica por conta da alguns pontos em sua operação.
Porém, é possível resolver os problemas ao adotar boas práticas que garantam o bom funcionamento.