Graças aos avanços tecnológicos, atualmente, é possível encontrar uma série de mecanismos que ajudam na comunicação de um cliente para com a empresa que este deseja obter algum serviço ou produto. Alguns mecanismos foram baseados em ferramentas um pouco antigas e, desse modo, conseguiram absorver o melhor de cada geração. Podemos utilizar como um exemplo simples o chabot. Esse mecanismo entra em ação quando um cliente entra no site que deseja e, automaticamente, consegue interagir com a empresa que possui o domínio, não necessariamente um atendente.
Este é um software desenvolvido com inteligência artificial que é capaz de interpretar comandos realizados por voz, texto ou também por seleção de opções por meio do teclado do telefone. Com esse mecanismo é possível criar uma série de automatizações em diferentes serviços do call center, das orientações aos clientes, até transações de vendas completas.
MAIS DETALHES A RESPEITO DO CHATBOT
Muitas empresas utilizam esse tipo de serviço e estão conseguindo obter sucesso. Isso porque o grau de satisfação de seus clientes tem aumentado, tendo em vista que as respostas para as questões mais “superficiais”, digamos, estão sendo conquistadas com maior facilidade, sem aquela burocracia toda de entrar em contato com a empresa, caindo em um atendimento remoto e por aí adiante.
Outro fator importante que vale a pena ser ressaltado é que o chatbot pode ser integrado a outras plataformas, por exemplo, o facebook e o Skype, conseguindo fornecer as respostas rápidas que os clientes desejam quando entram nos sites de seus clientes.
Outro detalhe que vale a pena ressaltar é que a automação e inteligência do call center por meio de bots proporciona não só a possibilidade de melhoria no atendimento ao cliente, mas também a redução de custos para as empresas em função da substituição do atendimento humano. As vantagens que esse tipo de sistema pode proporcionar são muitas. Podemos utilizar como exemplo:
• Automatização de processos de baixa complexidade: muitos processos fáceis de serem realizados, consumiam mão de obra humana, com o chatbot, esses mesmos processos podem ser realizados por máquinas, diminuindo os gastos da empresa;
• Melhoria da relação entre custo e benefício no atendimento: Adotar o sistema no call center diminui o número de chamados que não eram atendidos. Isso pode significar mais clientes satisfeitos, novos pedidos e vendas realizadas;
• Possibilidade de expandir o horário de atendimento: o sistema não precisa realizar pausas regulamentadas e, desse modo, podem atuar de forma ininterrupta. Além disso, podem atender dois ou mais clientes de forma simultânea;
• Personalização do atendimento e fortalecimento da marca: Um chatbot pode ser configurado para ter um nome, avatar e representar a imagem da empresa assim como outros operadores.
No entanto, antes de adotar esse sistema em sua empresa, é necessário conhecer todas as demandas de atendimento, verificando se a implementação do sistema é viável para a empresa. Sendo assim, verifique com empresas responsáveis por fornecer esse sistema se está ou não pronto para ser utilizado por seu estabelecimento. Para continuar acompanhando conteúdos como esse fique atento às publicações do blog da Sincronismo, toda semana temos novos assuntos do mundo da telecomunicação. Entre em contato para mais informações.