O uso de chatbots vem se tornando cada vez mais comum por parte das empresas que querem oferecer uma experiência de atendimento mais eficiente, ágil e 24h a seus clientes. Também se torna parte fundamental das estratégias de captação de novos clientes. Se você usa a internet, provavelmente já deve ter topado com algum chatbot por aí. Mas você sabe o que é chatbot e como ele funciona?
O que é chatbot
Chatbot é um recurso de inteligência artificial que interage diretamente com clientes e possíveis clientes de modo a oferecer respostas prontas à partir de palavras chaves. Essa comunicação entre o robô e a pessoa se dá por meio de chat (caixa de bate papo) que pode ser acessada através de um botão em específico ou automaticamente assim que a pessoa acessar determinada página dentro do site da empresa (página inicial, página de contato, página de SAC e por aí vai).
Os chatbots são configurados de modo a simular uma conversa informal entre duas pessoas. Tudo isso para que a pessoa que esteja interagindo receba a melhor experiência possível de atendimento e tenha suas dúvidas sanadas ou encaminhadas para o local adequado.
Um chatbot é desenvolvido a partir de softwares de comunicação automatizada, podendo ser mais ou menos inteligentes a depender da tecnologia empregada. Os chatbots mais simples funcionam de maneira robotizada, emitindo mensagens padrão e guiando a pessoa rumo a algum canal se sane suas dúvidas. Já os chatbots mais modernos são configurados para sanar as dúvidas das pessoas mesmo que a pergunta não seja perfeitamente formulada. A Lu, do Magazine Luiza, por exemplo, é um ótimo exemplo de chatbot de última geração.
Porque Investir no Chatbot
De acordo com estudo realizado pela consultoria Gartner, até 2020 cerca 85% das demandas dos clientes via internet serão atendida sem participação humana. Esse dado impressionante mostra que os chatbots chegaram para ficar.
A maior vantagem do chatbot talvez seja oferecer atendimento 24h para os clientes. Mas também chama a atenção o fato de que a inteligência artificial pode fazer parte do trabalho que precisaria ser feito por atendentes de carne e osso. Isso poupa recursos, otimiza os canais de atendimento e garante maior satisfação no atendimento.
Boa parte das ligações que um call center recebe são para resolver problemas simples como pedidos de informação sobre o produto ou serviço, agendamentos de horários, acompanhamentos de solicitações e pequenas alterações cadastrais. Tudo isso poderia ser feito por um chatbot, deixando o atendente livre para receber demandas mais complexas e que necessitam de atendimento humano.
Além disso, a tecnologia já permite que sejam desenvolvidos chatbots de acesso restrito, ideias para realizar a comunicação interna e agilizar processos em empresas de grande porte.
Como Criar um Chatbot
Você já sabe o que é chatbot e quais são suas vantagens. Mas como implantar um desses na sua organização? O chatbot ideal para sua empresa precisa ser desenvolvido especialmente para ela. Isso porque cada organização tem seus objetivos, suas políticas de atendimento e um perfil de cliente ideal diferente.
A Sincronismo é referência no segmento de telecomunicação e oferece aos clientes soluções como a criação de chatbots cuidadosamente desenvolvidos para sua empresa. Na hora da criação, serão definidas questões como grau de informalidade das mensagens, tom de voz, criação ou não de algum personagem, nome e sexo do personagem e outros detalhes de modo a configurar o chatbot para que ele reflita a imagem da empresa. A Sincronismo trabalha com qualidade, praticidade e eficiência. Entre em contato e saiba mais como um chatbot pode ajudar sua empresa a dar um salto de qualidade no atendimento.