Apesar do desenvolvimento da tecnologia digital, o bom e velho telefone ainda é uma ferramenta muito importante nas estratégias das empresas. Seja para realizar vendas, seja para receber ligações de clientes em busca de suporte, os call centers desempenham papel fundamental no bom funcionamento das organizações.
São muitas as funções de uma central de telefones dentro da organização. Caso a empresa precise de centrais desse tipo para diferentes funções, é importante que profissionais desempenhem os papéis separadamente. É comum que empresas maiores criem um número de telefone único para todas as funções e, uma vez discado o número, o cliente pode acessar o ramal que direciona para a área que poderá lhe ajudar com seu problema.
Conheça os Principais Tipos de Call Center
SAC: O Serviço de Atendimento ao Consumidor, ou SAC, é uma central destinada a receber ligações de clientes que desejam esclarecer dúvidas, fazer reclamações ou elogios e pedir informações sobre produtos ou serviços oferecidos pela empresa. O telefone do SAC deve estar sempre em destaque no produto, pois o cliente precisa saber que contará com o suporte da empresa caso necessário.
Telemarketing: Esse tipo de call center é focado em vendas por telefone. O telemarketing ativo é aquele onde profissionais recebem uma lista de telefones de potenciais clientes e entram em contato com eles para tentar vender os produtos/serviços. Já o telemarketing receptivo é focado no atendimento de potenciais clientes que entram em contato em busca de mais informações para adquirir um determinado produto/serviço, para mudar de plano ou para pedir renegociação de valores. A chave para o sucesso do telemarketing é o bom treinamento dos funcionários, oferecendo um ambiente de trabalho atrativo, com metas e remuneração por desempenho.
Televendas: Esse tipo de call center é totalmente focado em vendas. Diferencia-se do telemarketing ativo porque nesse caso o profissional fica a espera de clientes que já ligam determinados a realizar uma compra. Centrais televendas geralmente servem de suporte a outras plataformas, como sites, lojas físicas e vendas por televisão.
Central de cobranças: Esse setor é voltado especialmente para entrar em contato com clientes devedores e tentar negociar as dívidas dos mesmos visando a quitação da pendência. Profissionais que trabalham realizando cobranças precisam de muita sensibilidade e jogo de cintura para lidar com clientes que, muitas vezes, estão passando por problemas financeiros.
Suporte (Helpdesk): Algumas empresas contam com esse canal de atendimento que é voltado especialmente para ajudar clientes a usar corretamente o produto/serviço oferecido pela empresa, tentando auxiliar na solução de problemas que possam aparecer. Para que a estratégia funcione, os profissionais que atendem os clientes precisam ter profundo conhecimento do produto para o qual estão prestando suporte.
O Que é 0800 VoIP e Como Obter Uma Linha Para Seu Call Center
Os gastos com linhas telefônicas representam parcela considerável dos custos da organização na implantação de um call center. Outra questão que também causa preocupação diz respeito a qual número usar para a central telefônica da empresa. Nesse sentido, a tecnologia VoIP pode ajudar a empresa nesses dois pontos: criar um número 0800 para o call center da organização e ainda economizar com gastos em linhas telefônicas.
VoIP trata-se de uma tecnologia que permite a criação de linhas de telefone por meio de sinais digitais pelo protocolo IP. Essa tecnologia também pode ser empregada na criação de linhas 0800 e existem diversas empresas que fornecem esse serviço. Por utilizar a nuvem (armazenamento online), a tecnologia VoIP é muito mais barata do que linhas tradicionais de telefone, possibilitando que empresas menores também tenham sua linha 0800 e criem sua central telefônica, não importa qual tipo de call center desejam implantar.
A Sincronismo é empresa referência no segmento de telecomunicação, atuando há mais de 15 anos no mercado de tecnologia. Oferece aos clientes soluções como a tecnologia VoIP, incluindo a possibilidade de uma linha 0800 VoIP para empresas, tudo isso com qualidade, praticidade e eficiência. A Sincronismo conta com profissionais especializados e um atendimento disponível 24h, sete dias por semana. Entre em contato e saiba como funciona o 0800 VoIP e porque ele pode ser altamente vantajoso para seu negócio.