O PABX na nuvem ou PABX Virtual é uma solução em telefonia gerenciada na internet através da tecnologia em nuvem, ao invés de um equipamento físico, presente no próprio local.
O PABX na nuvem fica hospedado em um data center ou em um provedor, gerenciando diversos ramais e linhas telefônicas VoIP (Voz sobre Protocolo de Internet) dentro da empresa. Nesse caso, a conectividade de dados é uma peça fundamental para que as ligações funcionem corretamente.
Enquanto tecnologias instaladas fisicamente requerem grandes gastos com capital, infraestrutura, instalação e contratação de pessoas, os gastos com PABX na nuvem são bem menores.
Já o PABX Local (também chamado “On Premise”) é usado quando as instalações ocorrem dentro da rede local (LAN) da empresa, assim como os dispositivos periféricos – telefones, gateways e softphones – que também são instalados na mesma rede local e interagem diretamente com o PABX IP.
Nesse modelo de PABX, a empresa pode conectar linhas telefônicas tradicionais ou linhas VoIP (Troncos SIP), assim como ramais remotos podem ser instalados fisicamente dentro dos escritórios locais e também funcionar de forma remota. O tráfego de dados é feito através de uma conexão com a Internet.
Conhecendo as Vantagens de Cada Serviço: PABX Local e PABX na Nuvem
Principais Vantagens do PABX local
- Controle direto da máquina que hospeda o PABX;
- Conectividade direta local com o gateway para linhas tradicionais;
- Acesso direto a aplicativos que residem dentro da rede local e que não estão preparados para o ambiente em nuvem;
- Caso a Internet falhe, o PABX continua operando normalmente através de linhas tradicionais;
- No caso de infraestruturas com um número grande de ramais, especialmente para a gravação de chamadas, a solução do PABX local geralmente garante uma melhor eficiência.
Principais Vantagens do PABX na Nuvem
- Telefonia baseada em nuvem requer mínimos investimentos (principalmente se já houver uma rede de dados);
- Facilidade de expansão da organização sem limitações e sem custos;
- Confiabilidade e redução de erros. Os sistemas em nuvem estão hospedados em centros de dados por todo o país e por isso a responsabilidade por qualquer tipo de falha não será custeada pela empresa, mas sim pelo prestador de serviço;
- Os administradores podem controlar o sistema de forma remota, de qualquer lugar e a qualquer hora visualizar relatórios e fazer mudanças online em tempo real;
- Menor investimento em infraestrutura e manutenção de rotina;
- Maior largura de banda disponível para conexão com provedores de VoIP e serviços em nuvem vinculados ao PABX, como aplicativos de CRM em nuvem.
- Facilidade em usar links de backup para manter o acesso ao PABX na nuvem;
A Sincronismo atua a mais de 15 anos no mercado de telecomunicações, como uma empresa que oferece a solução ideal para cada tipo de negócio. Entre em contato e descubra como aplicar um sistema de telefonia completo através de um PABX fixo ou na nuvem.