O discador automático de chamadas é uma solução que pode trazer excelentes resultados para várias empresas, já que não é necessário que os atendentes fiquem discando para vários números, sem ter a certeza de que as ligações serão atendidas, o que consome muito tempo.
Porém, uma concepção equivocada a respeito desse assunto é a de que um discador automático de chamadas pode ser usado apenas por empresas de médio e grande porte, por ser algo muito caro e complexo. Felizmente, nada disso é verdade.
Existem diferentes opções de discador automático no mercado. É importante considerar vários aspectos para a escolha, de modo que ela apresente o melhor custo-benefício possível e realmente possa atender às necessidades da empresa.
Quais Aspectos Considerar Para Escolher um Discador Automático de Chamadas?
Antes de entrar no mérito das características de um sistema ideal, é importante explicar brevemente como funciona um discador automático: é informada uma lista de telefones a um sistema, que se encarregará de discar automaticamente para todos os contatos e transferir aos atendentes apenas as ligações atendidas.
As seguintes recomendações podem ajudar bastante a escolher um discador de alta qualidade, bem como a descartar aquelas que não ofereçam os recursos e funcionalidades necessários.
Inteligência do Sistema
De nada adianta contar com um discador automático se os operadores ainda tiverem que fazer muitas intervenções manuais. Por isso, é essencial que o sistema consiga detectar quais ligações foram atendidas prontamente e encaminhá-las aos colaboradores.
Outra atividade muito importante que deve ser desempenhada pelo discador é detectar quando a ligação não foi atendida e, além disso, retornar a chamada depois de algum tempo. Assim, garante-se que nenhum lead deixe de receber o contato.
Segurança das Operações
Como o sistema terá acesso a uma grande lista de telefones, é de suma importância que sua segurança esteja garantida. Caso contrário, essas informações poderiam ser interceptadas e utilizadas para fins indevidos.
Portanto, além da certeza de que isso não acontecerá, o discador automático de chamadas deve armazenar as ligações em bancos de dados específicos, que possibilitem seu posterior acesso caso necessário, tanto para a segurança do atendente quanto do cliente.
Acessibilidade
Muitos sistemas de discador automático são desenvolvidos com qualidade, mas não oferecem à empresa a acessibilidade que ela precisa. Por isso, os relatórios e informações do sistema podem ser acessados apenas a partir de um único computador ou de uma só rede, o que é bastante prejudicial e contraproducente.
Hoje em dia, as soluções em nuvem são adotadas pela maioria das empresas, pois eliminam a necessidade de trabalhar apenas em um local fixo. É importante que o sistema de discagem automática escolhido disponibilize o acesso a essas informações pela nuvem, pois isso aumenta muito a praticidade de seu uso.
Riqueza de Detalhes nos Relatórios
Não é nem preciso dizer que o sistema deve emitir um relatório com todas as ligações que foram realizadas, atendidas ou não. Porém, esse relatório deve ser o mais completo possível, de modo que os gestores possam tomar as devidas providências caso necessário.
Por isso, quantidade de ligações diárias, organizadas por data e horário, resultado das ligações (atendidas, ocupadas, contatos inexistentes) e custo das ligações são apenas algumas das informações que devem ser mostradas pelo discador automático de chamadas. Quanto mais informações, melhor.
Não Escolha um Discador Automático de Baixa Qualidade
Essas são apenas algumas das funcionalidades e características que devem estar presentes em um discador automático. Assim, a empresa terá tudo aquilo de que necessita e poderá atender aos seus clientes da melhor maneira possível.
Pode parecer que um sistema que atenda a todas essas especificações seja algo absurdamente caro, mas essa não é a realidade. É possível, mesmo para empresas de pequeno porte, contar com um discador completo, seguro e eficiente.
Para isso, basta optar pelo discador automático de chamadas da Sincronismo, que possui essas e muitas outras funcionalidades, ideais para empresas de pequeno porte que querem se diferenciar pela alta qualidade dos serviços prestados aos clientes e maximizar a produtividade de seus colaboradores. Existe, inclusive, um discador com ligações ilimitadas, o que ajuda a ter um controle mais preciso dos custos com telefonia de qualquer empresa.